PIX

O Banco Central do Brasil (BC) é responsável por liderar o processo de implantação do ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro. O principal objetivo do BC com essa ação é aumentar a eficiência e a competitividade do mercado de pagamentos de varejo no Brasil, por meio da criação de um novo meio de pagamento que ajudará no processo de eletronização do mercado brasileiro. ​O Pix é uma solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo BC, que proporciona a realização de transferências e de pagamentos. O Pix é concluído em poucos segundos, inclusive em relação à disponibilização dos recursos para o recebedor.

O PIX traz mais facilidade na realização das transações, que poderão ser feitas por meio de QR Code ou por meio do uso de informações simples dos usuários, tais como como CPF, CNPJ, número de celular ou e-mail. Esses dados são chamados de “chaves” e, por meio deles, é possível enviar e receber quantias instantaneamente por meio do celular.

O PIX funciona da seguinte forma: as instituições financeiras, instituições de pagamentos ou fintechs disponibilizam em seus aplicativos de celular uma opção relativa ao sistema. Basta escolher a forma que deseja realizar a operação e fazer a leitura do QR Code ou inserir uma das “chaves” que a transação será realizada. A quantia será creditada de forma instantânea na conta do destinatário da transação. O PIX também está disponível em outros canais de atendimento, como caixa eletrônico ou internet banking.

Pix: A Revolução dos Meios de Pagamento e Transferência de Dinheiro no Brasil

Poderá usar o Pix qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta transacional (conta de depósito à vista, popularmente conhecida como conta corrente, conta de depósito de poupança ou conta de pagamento pré-paga) em um prestador de serviço de pagamento (instituições financeiras ou instituições de pagamento) participante do Pix.… Leia Mais