A taxa de juros básica da economia (SELIC) em valores históricos cada vez mais baixos tem despertado maior interesse pela Bolsa de Valores. Relatórios divulgados pela B3 mostram que o número de pessoas físicas tem crescido a cada mês na bolsa. Para os iniciantes – pessoas que nunca operaram na bolsa – uma ferramenta muito útil é o “Simulador de Bolsa de Valores”. Através de um simulador é possível “treinar” operações como se você estivesse operando numa plataforma real de negociação (home broker), comprando e vendendo ações, por exemplo. A diferença do simulador para uma plataforma real é que usa-se um dinheiro fictício, para que você possa se familiarizar com o ambiente e as ferramentas da renda variável antes de colocar em jogo o seu próprio dinheiro.

Um Simulador de Bolsa de Valores é um sistema computacional que lhe permite criar uma conta operacional para comprar e vender ativos em modo simulado. Tudo acontece como se você estivesse negociando ações reais no pregão da bolsa de valores, mas não há dinheiro real envolvido nas transações. O objetivo é que você aprenda a investir e a operar com números reais do mercado, sem risco de perda do seu dinheiro. É uma excelente maneira para entrar na bolsa de valores, principalmente para quem está inseguro por falta de experiência ou medo de perder dinheiro.

O Simulador de Bolsa de Valores geralmente é usado por pessoas que nunca tiveram contato com o mercado financeiro de renda varável, ou por aquelas que já fizeram algum curso mas querem treinar antes de fazer operações reais em uma corretora, ou até mesmo por pessoas experientes que necessitam testar outras estratégias de negociação antes de usá-las no mercado real. Enfim, seja qual for o seu nível de conhecimento sobre o mercado, um simulador poderá ser muito útil para você.

Principais Vantagens para Começar Investir Usando um Simulador de Bolsa de Valores

Quem começa a investir na bolsa de valores geralmente se depara com diversas dúvidas e começar de maneira errada pode ser muito traumatizante para os iniciantes. Para isso, um dos recursos que podem ser úteis é o simulador de bolsa de valores. É ele que permite a ambientação do investidor através da replicação dos movimentos do mercado. As ferramentas que simulam as movimentações da bolsa de valores trazem uma boa amostra de como é o mercado real, orientando o investidor inexperiente e permitindo que ele aprenda características essenciais do mercado financeiro.

Operar em ambiente simulado pode proporcionar inúmeras vantagens, mas a principal delas é a preservação de capital. Quem está começando a investir e não tem total clareza de como o mercado de renda variável funciona, precisa primeiramente internalizar na sua mente que perdas momentâneas são comuns. A real é que o mercado financeiro é complexo, repleto de detalhes e situações específicas. Ao contrário do que alguns dizem, não é tão simples investir em ações, já que existem situações sensíveis ao mercado financeiro mundial e acontecimentos domésticos.

Por isto, a utilização de um simulador de bolsa de valores no início da sua caminhada pode ser benéfica. Com ele, você conseguirá sentir todas as flutuações que o mercado pode causar no seu patrimônio financeiro, além de se ambientar com os conceitos mais comuns como ordens de compra, ordens de venda, boletas de operação, quadro de custódia, quadro de cotações, etc.

Seleção de Simuladores de Bolsa de Valores

Selecionamos abaixo os principais simuladores de bolsa de valores disponíveis hoje no mercado:

Vexter: Aprende a investir na Bolsa na prática. Não compromete seu patrimônio. Recebe um valor fictício de R$100.000,00 para praticar. Tem acesso às cotações em tempo real. Simula a compra e venda de ações, contratos futuros, opções, FIIs… Pode testar estratégias de investimento.

SimulaBolsa: O SimulaBolsa é um simulador de compra e venda de ações da Bovespa. Foi criado para tentar superar as dificuldades e problemas de outros simuladores do mercado, além de ter uma interface mais leve e menos poluída. Com ele você poderá aprender como funciona o mercado de compra e venda de ações a vista, e aprenderá também os custos de operar numa corretora real, como funcionam as ordens de compra, venda, stops, e noções sobre análise técnica.

Fast Trade: Muito além de montar estudos, traçar gráficos e se aprofundar no dia a dia da Bolsa de Valores e suas movimentações, agora é possível fazer simulações e operações em tempo real no Fast Trade.

ADVFN: A grande vantagem é a oportunidade de aprender na vida real sem correr o risco de ver seu patrimônio diminuir. A ADVFN incentiva todos os investidores a estudar muito antes de se aventurar na bolsa.

Guide: Simule e treine como operar na bolsa de valores. O simulador Fast Guide é uma plataforma que disponibiliza R$100 mil reais diários para que você possa treinar para se tornar um expert no mercado de ações. O simulador é idêntico a uma plataforma profissional e, após o seu treino, você também pode ir para o ambiente de negociações real do Fast Guide e começar a operar de verdade.

Investidor.online: Conheça o simulador de bolsa de valores gratuito. Você aprenderá de forma simples como operar no mercado de ações. O Investidor.Online é uma aplicação web que permite simular o ambiente das principais bolsas de valores do mundo, como Nasdaq, Bovespa, Nova Iorque, etc. Utilizando nosso simulador você poderá acessar as cotações em tempo real e realizar ações quando o mercado estiver aberto. Informações detalhadas das ações, gráficos, cotações de moedas e horário do mercado nacional e internacional.

SmartBrain: É hora de testar uma estratégia de investimentos. Quando escolhemos um carro fazemos um test drive e na hora de investir testamos uma carteira virtual com diversas aplicações. O Simulador é a ferramenta ideal para você testar uma estratégia e controlar os seus investimentos reais.

Pense Rico: Este simulador não faz somente compras e vendas de ações, aqui você também será imerso a inúmeros cenários de renda variável, aos quias será desafiado a tomar as melhores decisões para sobreviver. Basicamente é um ensaio da bolsa, que através de inteligência artificial você será inserido em cenários aleatórios do mercado. O desafio aqui é tomar as melhores decisões, acumular patrimônio e consequentemente testar seus conhecimentos e habilidades na bolsa.

Trademap: Confira todos os ativos negociados na bolsa de valores em Tempo Real, como Ações, Fundos Imobiliários, ETFs, Opções e Futuros através de diversos gráficos. Faça simulações e importe a sua carteira do CEI (ou insira manualmente seus ativos) para acompanhar a variação de preço e a sua rentabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.