melhores exchanges brasileiras de criptomoedas

As moedas digitais vieram para ficar. Até pouco tempo atrás, pouca gente falava a respeito e as criptomoedas eram conhecidas apenas por pessoas ligadas à área de investimentos e de tecnologia, mas, nos últimos anos, ganharam grande projeção na mídia e está todo mundo falando (bem ou mal) a respeito. O bitcoin continua sendo a principal criptomoeda do mercado, mas existem diversas outras – as chamadas altcoins (moedas alternativas). No último artigo, falamos a respeito das melhores criptomoedas do mercado e neste novo artigo iremos falar das melhores exchanges brasileiras para compra e venda de criptomoedas.

Exchanges são plataformas eletrônicas de negociação acessadas através de sites onde usuários se cadastram para vender e comprar bitcoins e outras moedas digitais. Na maioria das exchanges é necessário preencher um cadastro e enviar documentos pessoais. Mas em algumas, especialmente as de fora do Brasil, não é necessário envio de documentos, porém a segurança pode ser menor. As exchanges não negociam as criptomoedas diretamente, mas possibilitam o contato entre pessoas que querem vender com pessoas que querem comprar.

Em suma, as exchanges conectam pessoas que querem vender a pessoas que desejam comprar criptomoedas e asseguram que os compradores recebam suas criptomoedas e que os vendedores recebam o dinheiro de forma segura e transparente. Obviamente, o valor de negociação não é determinado apenas pela sua vontade. É preciso que você analise como está a movimentação na exchange em que está negociando para que seus valores não fiquem muito acima ou muito abaixo dos demais, pois nesse caso você dificilmente terá sua ordem executada.

A maioria das exchanges exige que o investidor deposite o dinheiro em sua conta de negociação e, só então, faça as transações na moeda virtual de sua preferência. Depois do depósito, o usuário pode converter seus reais, dólares, etc. em moeda virtual e esperar o melhor momento para vender e ter lucros ou realizar pagamentos nacionais e internacionais a um custo reduzido. Ao escolher uma exchange, os principais pontos a serem considerados são as taxas de negociação, limites de depósito/resgate e segurança operacional.

É também importante observar os métodos de pagamento, que vão desde cartão de crédito, transferência bancária e outros até pagamentos em diferentes moedas ou criptomoedas. Outro indicador interessante para avaliar uma exchange é o volume das transações pois quanto maior o volume maior o reconhecimento da empresa no mercado e sua liquidez. Veja a seguir os critério básicos para se escolher uma boa exchange:

  • Taxas de negociação: É importante saber que, diferentemente de outras moedas, não existe uma taxa de câmbio oficial para as criptomoedas. Existe a taxa média do mercado e cada negociante é livre para determinar o seu câmbio. Além disso, as exchanges costumam cobrar uma comissão por cada transação. Por isso, observe a taxa média do mercado e os percentuais cobradas por cada uma;
  • Taxas de depósito e resgate: Além das taxas de negociações, é comum a cobrança de taxas para resgate bem como depósito de valores e moedas na conta da exchange;
  • Métodos de pagamento: Os métodos de pagamento variam entre cartão de crédito, transferência bancária, Paypal e outros. Muitas exchanges também aceitam pagamentos em diferentes moedas, como Real, Dólar, Euro ou outras criptomoedas;
  • Volume de negócios: O volume de negócios é uma medida do quanto a exchange está sendo utilizada. Além disso, com mais pessoas comprando e vendendo, a liquidez do investimento é maior;
  • Segurança: A segurança é um fator crucial para as exchanges. Os métodos de identificação usados por elas, a encriptação e outras medidas são fundamentais para garantir a segurança do investidor;
  • Bancos:  abrangência de clientes pelos bancos disponíveis para depósitos e saques;
  • Suporte: Horário de Atendimento (disponibilidade publicada de atendimento a clientes) e Canais de Atendimento (canais disponíveis para atendimento como chat, e-mail, telefone, etc);
  • Latência: Tempo médio de resposta dos sistemas da exchange;
  • Tempos de Resposta: Cadastro (tempo de resposta esperado para confirmação de cadastro, verificação, aumento de limites), Operações (tempo de resposta esperado para confirmação de depósitos e saques de criptomoedas dentro do horário de atendimento) e Operações Reais (tempo de resposta esperado para confirmação de depósitos e saques de reais dentro do horário de atendimento);
  • Privacidade: Políticas de coleta, manipulação, armazenamento e segurança de documentos pessoais;
  • Dados Corporativos: CNPJ Válido e conhecido, idade da empresa (tempo de operação no mercado), membros / estrutura societária conhecida (transparência na estrutura de propriedade, gestão e responsáveis legais pela operação), procedimentos fiscais e tributários (transparência nos procedimentos de emissão de notas fiscais, impostos e classificação da operação).

Melhores Exchanges Brasileiras

Abaixo, algumas das principais exchanges estarão listadas por ordem alfabética. Cabe ao investidor realizar sua própria classificação tendo em vista os critérios citados no início deste artigo. As informações para as descrições de cada uma são retiradas do próprio site da exchange.

BitCambio

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

Operando desde 2014 no mercado, a BitCambio diz ter a maneira mais fácil para comprar ou vender bitcoins, assim, prometendo facilidade aos clientes. Também possui um ambiente “Pro” que seria  uma plataforma feita para quem vem do mercado financeiro.

A BitCambio é legalmente registrada sob o CNPJ 19.004.882/0001–91 com sede em Niterói/RJ. Houve uma remodelagem no design e interfaces da BitCambio e, então, na nova BitCambio, procuraram garantir a melhor experiência aos usuários, mantemos as funcionalidades e características que eles já estão habituados, só que de uma maneira muito mais simples e intuitiva, você vai notar muitas semelhanças com a BitCambio clássica.

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

Reclamações da BitCambio no site ReclameAqui. A avaliação no período de 01/03/2019 a 29/02/2020 é Sem Índice. 100% das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de –%.

Bitcoin Trade

bitcointrade

A BitcoinTrade foi a primeira exchange brasileira a aceitar cartão de crédito como forma de pagamento. Para comprar bitcoin você antes deve fazer um depósitos bancários. Eles são bem simples e você pode fazer isso via transferência entre contas, que é o padrão das exchanges ao redor do mundo, mas também via cartão de crédito que é uma opção única até então da BitcoinTrade aqui no Brasil. E o melhor de tudo isso é que o site possui o certificado nível 2 PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standart) que é um certificado internacional de segurança.

Estando no mercado desde 2017, a exchange já superou algumas de suas concorrentes nacionais em volume de negociação e não me surpreende que ela continue crescendo. Com um site simplificado, mas ao mesmo tempo completo, você encontra praticamente tudo o que precisa na página inicial após o login, facilitando assim, a vida de quem quer fazer transações rápidas. Realmente me agradei de sua estrutura e me surpreendi com vários aspectos da mesma, acredito no potencial de sua bela plataforma.

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

Reclamações da Bitcoin Trade no site ReclameAqui. A avaliação no período de 01/03/2019 a 29/02/2020 é Boa. 100% das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de 83,3%.

bitPreço

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

É um marketplace que conecta várias exchanges, em um só lugar, buscando sempre o melhor preço para você comprar ou vender seus Bitcoins.
Com apenas um clique, você pode negociar com outras corretoras diretamente na plataforma, poupando o tempo de cadastrar-se, enviar documentação, fazer depósitos, aguardar aprovação e gastar uma eternidade para comprar em diferentes lugares.

De um jeito fácil e transparente, comparam o preço do Bitcoin em várias exchanges, com todas as taxas existentes, dando-lhe a melhor opção de compra ou venda em tempo real. Assim você pode negociar rapidamente seus Bitcoins, com o melhor preço, e nunca mais perder uma boa oferta! A bitPreço é legalmente registrada sob o CNPJ 29.738.313/0001-23 com sede em São Paulo/SP.

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

Reclamações da bitPreço no site ReclameAqui. A avaliação no período de 01/03/2019 a 29/02/2020 é Sem Índice. 100% das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de –%.

Braziliex

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

Atualmente, a Braziliex tem mais de 100 mil clientes ativos e operamos com mais de 10 Altcoins, além do Bitcoin. Sua plataforma foi desenvolvida do absoluto zero, com software próprio e robusto, tudo para garantir a segurança das operações e a autonomia na evolução do software da Exchange.

A Braziliex é uma empresa registrada sob o nome de BRAZILIEX INTERMEDIAÇÃO DE NEGÓCIOS LTDA, inscrita no CNPJ sob n.º 27.433.963/0001-35 e mantém sede em São Paulo/SP.

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

Reclamações da Braziliex no site ReclameAqui. A avaliação no período de 01/03/2019 a 29/02/2020 é Ótima. 100% das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de 90%.

Coinext

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

“Conectamos compradores e vendedores de criptomoedas em um ambiente de trading avançado e seguro. Nosso propósito maior é fazer com que entusiastas se tornem traders profissionais, agregando valor e rentabilidade aos seus próprios investimentos.” disse o CEO da Coinext.

A Coinext é uma empresa registrada como prestadora de serviços, sob o nome de COINEXT SERVICOS DIGITAIS LTDA., inscrita no CNPJ sob n.º 29.242.868/0001-80 e mantém sede em Belo Horizonte/MG. Sendo eles, são a primeira Exchange brasileira a oferecer ferramentas de Trading avançadas como: ‘Stop-Loss’‘Trailing-Stop’‘Fill or Kill’. Isso apoia as estratégias de negociação e faz com que seus usuários possam dormir tranquilos!

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

Reclamações da Coinext no site ReclameAqui. A avaliação no período de 01/03/2019 a 29/02/2019 é Ótima. 95,3% das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de 96,3%.

Foxbit

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

A FoxBit é uma empresa brasileira legalmente registrada sob o CNPJ 21.246.584/0001-50 com sede em São Paulo/SP. Nasceu da necessidade de uma empresa transparente no mercado nacional e é a única empresa brasileira que deixa público seu endereço de carteira quente e fria, provando a existência dos recursos que são negociados na plataforma. Com parcerias estratégicas, como a BlinkTrade Inc., a FOXBIT possui um grande know-how em mercado financeiro, nacional e internacional, trazemos aplicações, soluções e segurança desse mercado tão consolidado para o mercado de criptomoedas.

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

Reclamações da Foxbit no site ReclameAqui. A avaliação no período de 01/03/2019 a 29/02/2019 é Boa. 100% das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de 82,6%.

Mercado Bitcoin

mercado bitcoin

O Mercado Bitcoin é uma fintech brasileira que realiza serviços de câmbio de criptomoedas. Ou seja, ela é uma instituição financeira dedicada à intermediação de compra e venda de moedas digitais por meio de uma plataforma online onde são feitas negociações e transações de várias criptomoedas.

Sua plataforma tem liquidez suficiente para permitir que o investidor possa comprar e vender os criptoativos. Até 2019, negociaramcerca de R$ 12 bilhões na plataforma de negociação. Os seus investimentos em tecnologia e infraestrutura os trouxeram até aqui. Estando entre as 50 exchanges mais confiáveis do mundo para negociar criptomoedas, segundo estudo conduzido pelo Blockchain Transparency Institute (BTI).

O Mercado Bitcoin é uma empresa registrada como prestadora de serviços, sob o nome de MERCADO BITCOIN SERVIÇOS DIGITAIS LTDA., inscrita no CNPJ sob n.º 18.213.434/0001-35. Mensalmente, a empresa emite nota fiscal eletrônica das comissões referentes às transações realizadas no período. Não cobra nenhuma mensalidade.

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

Reclamações do Mercado Bitcoin no site ReclameAqui. A avaliação no período de 01/04/2019 a 31/03/2020 é Ótima. 95,5% das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de 89,6%.

NovaDAX

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

A NovaDAX é uma exchange global que oferece diversos serviços para negociação de criptomoedas. Com um time de experts formado por pessoas de diversas partes do mundo, a exchange recebe investimento interno da holding da qual faz parte, Abakus Group, , que já capturou cerca de US$ 300M em quatro séries de investimentos. Assim, a NovaDAX tem capacidade de atender investidores de todos os níveis, incluindo profissionais.

A NovaDAX escolheu o Brasil como porta de entrada para América Latina, trazendo mais facilidade e preços muito competitivos. Oferecemos a compra e venda de criptomoedas com Real (R$), versão básica e avançada de negociação entre criptomoedas (pares), operação com alavancagem, entre outros serviços que formam o ecossistema de ativos digitais.

A NovaDAX é uma empresa registrada como prestadora de serviços, sob o nome de NOVADAX BRASIL PAGAMENTOS LTDA., inscrita no CNPJ sob n.º 31.745.082/0001-27.

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

Reclamações da NovaDAX no site ReclameAqui. A avaliação no período de 01/03/2019 a 29/02/2020 é Ótima. 100% das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de 91,7%.

Nox Bitcoin

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

A Nox Bitcoin é uma empresa brasileira legalmente registrada sob o CNPJ 30.259.965-0001/64 com sede em São Paulo/SP. A Nox Bitcoin é uma fintech brasileira com soluções em investimentos. Atuando desde julho de 2018, a empresa já conta com 5 mil usuários em sua plataforma. Com a Nox Bitcoin, os investidores possuem taxa zero em tudo e podem utilizar estratégias estruturadas com opções em Bitcoin para se preparar para qualquer cenário do mercado.

A proposta da Nox Bitcoin é simples: ajudar os brasileiros a investirem melhor e sem cobrar taxas por isso. Desde o início do ano, a empresa já desenvolveu produtos relevantes para ajudar investidores com estratégias mais sólidas e personalizadas no mercado: Remuneração de carteira, Capital Protegido (até 100% de proteção do investimento), compra de Volatilidade (aposta na volatilidade da moeda) e OTC – Mercado Balcão (compra e venda de bitcoin e outras criptomoedas na melhor cotação do Brasil).

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

Reclamações da Nox Bitcoin no site ReclameAqui. A avaliação no período de 01/03/2019 a 29/02/2020 é Sem Índice. 100% das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de –%.

Profitfy

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

A Profitfy tem como objetivo a exchange de escolha para os mais exigentes traders. Investem em performance de servidores para trazer velocidade nas suas negociações e em segurança para você investir seu dinheiro. A Profitfy é uma empresa brasileira legalmente registrada sob o CNPJ 29.542.101/0001-76 com sede em São Paulo/SP.

Focam no usuário e em suas necessidades para trazer um formato inteligente de investimento. Dos profissionais experientes à quem está entrando nesse mundo agora – se você pensa em investir em moedas digitais, a Profitfy pode ser a opção ideal para você.

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

Reclamações da Profitfy no site ReclameAqui. A avaliação no período de 01/03/2019 a 29/02/2020 é Sem Índice. Não há registro de nenhuma reclamação no site nesse período.

Walltime

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

A Walltime diz ser a referência em exchanges no Brasil, apresentando uma plataforma de compra e venda de Bitcoins sólida, segura e com features exclusivas: suporte de alto nível em horário diferenciado, uso via linha de comando e muito mais. Sendo quatro vezes eleitos como a melhor corretora pela maior comunidade de Bitcoin do Brasil, fruto de um trabalho levado a sério, obtiveram este reconhecimento tanto de usuários mais experientes quanto usuários novatos.

Lançada em 2016 após anos de trabalho cuidadoso, a Walltime rapidamente se destacou por possuir uma plataforma única e um suporte diferenciado. O crescimento da empresa veio através da indicação dos próprios clientes, como consequência da qualidade dos serviços prestados. Registrada sob o CNPJ 19.865.285/0001-51, a empresa mantém sede em Campinas/SP.

Melhores Exchanges Brasileiras de Criptomoedas

Reclamações da Walltime no site ReclameAqui. A avaliação no período de 01/03/2019 a 29/02/2020 é Sem Índice. 100% das reclamações foram atendidas e o índice de solução é de –%.

Comparativo das Exchanges

Preparamos duas tabelas para você realizar o comparativo das exchanges. Na primeira tabela você encontrará as taxas para depósitos e retiradas em reais no bancos (conveniados e não conveniados). Na segunda tabela você encontrará as taxas para depósitos e retiradas em bitcoins bem como as taxas para execução de ordens e o número de visitas aos sites das exchanges. É importante salientar que as exchanges estão constantemente alterando estes valores. Tentarei manter este artigo sempre atualizado mas é mais seguro que você entre nos sites das exchanges para verificar os valores atuais.

Tabela 1

Exchange Visitas Estimadas ao Site Avaliação Reclame Aqui Retirada nos Bancos Conveniados Retirada nos Demais Bancos Bancos Conveniados
BitCambio Dados não disponíveis Sem índice 1% + R$ 10,00 1% + R$ 10,00 Neon e Santander
BitcoinTrade 445.04K Bom 0,99% + R$ 4,90 0,99% + R$ 4,90 BB, Banrisul, Bradesco, Itaú e Santander
bitPreço 116.85K Sem índice 0,2% + R$ 9,50 0,2% + R$ 9,50 AlterBank¹, BB¹, Brasil Plural¹ e Inter¹
Braziliex 164.59K Ótimo 0,75% + R$ 9,00 0,75% + R$ 9,00 BB¹, Bradesco¹, Brasil Plural¹, Caixa¹, Itaú¹ e Santander¹
Coinext Dados não disponíveis Ótimo 0,19% + R$ 8,99 0,19% + R$ 8,99 Brasil Plural
Foxbit 382.83K Bom 1,39% 1,39% + R$ 1,89 BB, Inter e Neon
Mercado Bitcoin 1.96M Ótimo R$ 2,90 + 1,99% R$ 2,90 + 1,99% BANCOOB, Brasil Plural e Caixa
NovaDAX 168.58K Ótimo 1,50% 1,5% + R$ 8,90        0,5% + R$ 8,90* Brasdesco, Brasil Plural e Itaú
Nox Bitcoin 3.29K Sem índice 0% R$10,50 Caixa
Profitfy Dados não disponíveis Sem índice 0,5% 0,5% + R$ 10,15 BB¹, Caixa e Santander
Walltime 35K Sem índice 1,23% 1,23% + R$ 9,00 Caixa¹, Inter¹, Neon¹, Santander¹ e Votorantin

*Exclusivo para clientes Novawards

¹ A exchange realizada operações apenas em período noturno, feriados e fins de semana no banco

Tabela 2

Exchange Depósitos em Bitcoins Retirada em Bitcoins Ordem Tomadora (Ativa) Ordem Formadora (Passiva) Volume (24h)
BitCambio 0.0004 BTC 0,99% 0% 42,29
BitcoinTrade Rápido
0.0002244 BTCNormal
0.00016456 BTCLento
0.00011968 BTC
0,50% 0,25% 36,5
bitPreço 0.0004 BTC 0% 0% 53,93
Braziliex 0.00056250 BTC 0,50% 0,50% 6,91
Coinext 0,0004 BTC 0,50% 0,25% 11,7
Foxbit 0.0006 BTC 0,50% 0,25% 24,55
Mercado Bitcoin 0.0004 BTC 0,70% 0,30% 145,6
NovaDAX 0,0004 BTC 0,40% 0,20% 70,15
Nox Bitcoin 0,0005 BTC 0% 0% 68,47
Profitfy 0.0005 BTC 0,30% -0,10% 0,018
Walltime 0.0001 BTC 0,40% 0,20% 4,37

*Volume retirado dessa lista no dia 17/04/2020


Veja no vídeo abaixo algumas dicas para escolher uma boa exchange…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.