calculadora

Calculadora de Porcentagem

Um dos cálculos matemáticos mais usados nas nossas vidas é o de porcentagem. Talvez ele só perde para as operações básicas de somar, diminuir, multiplicar e dividir. Saber calcular porcentagem é importante para resolver problemas matemáticos, principalmente na matemática financeira para calcular descontos, juros, lucro, e assim por diante. Por isto, é fundamental que toda pessoa saiba como fazer o cálculo de porcentagem. Mas além de saber o que representa e como fazer, é preciso também saber como realizar este cálculo nas diversas situações com as quais nos deparamos no dia-a-dia. Ademais, é muito importante conhecer ferramentas como a calculadora de porcentagem que podem nos ajudar a fazer cálculos de percentual mais complexos.

Há indícios históricos de que o surgimento do cálculo percentual ocorreu em Roma por volta do século I a.C.. Naquele tempo, o imperador decretou vários impostos para a população. E um dos tributos instituídos foi denominado “centésimo rerum venalium”, e declarava a obrigação dos comerciantes a pagarem um centésimo pela venda das suas mercadorias. Comsta também que naquela época o comércio de escravos já era muito intenso e sobre o mesmo era cobrado imposto um vinte e cinco avos.

Na época, os percentuais de tributos eram escritos sem a utilização do símbolo de porcentagem e os cálculos eram realizados de forma simples, com a utilização de frações centesimais. Por exemplo, na cobrança de um imposto de 20/100, cobrava-se vinte centésimos do preço do produto, isto é, dividia-se o produto em 100 partes iguais e pegava-se 20 partes.

Com a intensificação do comércio por volta do século XV, o surgimento de conceitos como juros, lucros e prejuízos obrigou os matemáticos a fixarem uma base para o cálculo de porcentagem. A base escolhida foi o 100. Poderia ter sido 10 ou 1000 mas verificou-se que 100 era o número mais adequado.

Muitos documentos históricos encontrados mostram uma forma curiosa de expressar porcentagens naquele tempo. Os romanos utilizavam os algarismos do seu sistema de numeração seguido de siglas como, “p cento” e “p c”. Por exemplo, a porcentagem de 10% era escrita da seguinte forma: “X p cento” ou “X p c”. Porém, com o passar dos anos esta representação caiu em desuso e foi adotado o símbolo “%” para representar valores de porcentagem.

O que Representa a Porcentagem?

Cálculos de porcentagem estão presentes em quase tudo na nossa vida. Lojas anunciam promoções em percentual, probabilidade de chuvas é apresentada em percentual, aumento de salários geralmente são aplicados com base em valores percentuais, etc. Enfim, o cálculo percentual tem aplicação em diversos momentos das nossas vidas. No entanto, este tema ainda é um mistério para muitos. Afinal, o que representa a porcentagem?

A porcentagem representa uma razão cujo denominador é o número 100, isto é:

N% = N / 100

O termo “por cento” é abreviado através do símbolo “%”, que significa dividir por 100 e, por isso, essa razão também é chamada de razão centesimal ou porcentual.

Como Calcular Porcentagem?

Quando se fala em cálculo de percentagem existem duas contas: uma em que lhe é dado a porcentagem e você precisa aplicá-la a um valor e outra em que lhe é dados dois valores e você precisa encontrar o percentual de um em relação ao outros.… Leia Mais