O Pix é uma das principais formas de fazer pagamentos e transferências online. O método desenvolvido pelo Banco Central possui múltiplas formas: QR Code, Copia e Cola, Chave Aleatória e Pix com cartão de crédito. Por isso, abordamos todas as características e diferenças entre as modalidades e como utilizar o recurso no dia a dia.

1) Como transferir dinheiro pelo PIX com o cartão de crédito?

Pix com cartão de crédito

Além dos pagamentos tradicionais utilizando o Pix, os usuários foram contemplados com mais uma alternativa, o Pix com cartão de crédito. O método é a solução perfeita para quando o saldo em conta está baixo e não há como concluir uma transferência imediata. 

Quando o assunto é realizar pagamentos e recargas online, o RecargaPay é um dos aplicativos de maior destaque. A empresa oferece muitas vantagens aos usuários, garantindo parcelamento em até 12 vezes sem taxas, Cashback, além de múltiplas formas de pagamento, incluindo transações Pix com cartão de crédito.

As chaves Pix são disponibilizadas em quatro opções:

  • CPF ou CNPJ;
  • E-mail
  • Telefone ou Celular
  • Chave Aleatória

Pix com RecargaPay

Para fazer a transferência Pix com o RecargaPay é muito simples. A seguir explicamos todos os passos necessários para enviar ou solicitar um pagamento de forma rápida com o app.

  1. Baixe o aplicativo RecargaPay pela Google Play Store ou App Store
  2. Em seguida, crie uma conta e faça o primeiro login.
  3. Acesse a área Pix do aplicativo e selecione a opção Chaves Pix
  4. Escolha a opção Pix com cartão de crédito
  5. Selecione pagamento à vista ou parcelado em até 12 vezes
  6. Verifique os dados e confirme a operação. Em poucos minutos o Pix será concluído.

Quais são os benefícios de pagar Pix com cartão de crédito?

Pix com cartão de crédito

Uma das principais vantagens dos pagamentos com Pix está na liberdade para enviar e solicitar pagamentos a qualquer hora. No entanto, quando o saldo ainda não caiu na conta, mas você precisa fazer uma transferência com urgência, o Pix com cartão de crédito é a alternativa ideal.

Os usuários que escolhem fazer pagamentos com Pix, conseguem vantagens como milhas no cartão, Cashback e promoções exclusivas com descontos em lojas online e plataformas de delivery. Algumas das grandes lojas do e-commerce oferecem descontos de até 15% para os usuários que escolhem pagar por suas compras via Pix. 

No RecargaPay, as transferências contam com uma das menores taxas de operação, com direito a taxa gratuita para pessoa física e apenas 3,59% para transações específicas, garantindo que o pagamento seja enviado via cartão de crédito mesmo que não tenha saldo disponível na conta.

2) Como transferir dinheiro pelo PIX com sua Chave PIX?

Transferências Pix

A transferência com chave Pix é uma das preferidas dos usuários, graças a possibilidade de utilizar uma chave aleatória ou fixa para concluir uma transação. A primeira consiste em gerar um código aleatório dentro do aplicativo da instituição bancária e em seguida enviar para o contato que fará a transferência.

Os pagamentos são feitos de forma rápida e eficaz, dispensando transferências que levam até 3 dias ou boletos de depósito. O processo de transferência é muito simples, sem longas etapas e pode ser feito diretamente pelo aplicativo da sua instituição bancária ou banco digital.

Antes de fazer a sua transferência, é preciso ter disponível a modalidade Pix que será utilizada: QR Code, Copia e Cola, chave Aleatória, e-mail ou número de telefone. Após escolher a forma desejada, basta seguir o tutorial. 

  1. Acesse o aplicativo do seu banco 
  2. Selecione a área Pix e em seguida escolha a opção Chaves Pix
  3. Escolha a forma utilizada para enviar o seu pagamento
  4. Confirme os dados do destinatário e Insira o valor do Pix
  5. Em seguida, escolha se a transferência será imediato ou programada
  6. Confirme os dados

Qual a melhor escolha de chave Pix?

Melhor chave Pix

Com tantas possibilidades de pagamentos com Pix e a facilidade que o método acrescenta ao cotidiano, alguns usuários ainda questionam a segurança oferecida pelas transações via aplicativo. Uma das principais dúvidas está relacionada a qual é a melhor chave Pix do momento e quais as características que comprovam a garantia de segurança do usuário. 

De acordo com pesquisas realizadas em diversos veículos, a chave Pix aleatória é a mais adequada para garantir uma experiência segura. A opção é a mais adequada por conta da metodologia de códigos aleatórios, que oferecem maior segurança de dados, pois ao invés de divulgar chaves Pix cadastradas com CPF, email ou número de telefone, basta gerar um código aleatório no aplicativo e enviá-lo para receber o pagamento.

Dessa forma, é possível evitar possíveis golpes e fraudes de contatos suspeitos.

3) Como transferir dinheiro pelo PIX com QR Code?

Transferir Pix QR Code

O QR Code é um dos métodos mais rápidos para pagar uma compra ou fazer uma transferência via Pix. A alternativa é parecida com o sistema de pagamentos de boleto digitalizados, apenas utilizando a câmera do celular para reconhecer o código.

Para os usuários que desejam fazer uma transferência via Pix com QR Code, basta seguir o tutorial e em poucos segundos a sua transferência será concluída.

  1. Entre no aplicativo do seu banco e selecione a área Pix 
  2. Em seguida, selecione a opção Pagar QR Code
  3. Com a câmera do celular, identifique o código referente a compra ou transferência
  4. Verifique os dados e selecione Confirmar
  5. Aguarde a exibição do comprovante

QR Code Estático e Dinâmico, quais são as diferenças?

Pix com cartão de crédito

Os pagamentos com QR Code são conhecidos pela agilidade e eficiência, dispensando transações mais longas com boletos. No entanto, ainda que a metodologia seja conhecida pelo termo, existem algumas diferenças entre QR Code estático e dinâmico.

QR Code Estático

O QR Code estático geralmente possui um valor único. A quantia não é alterada, portanto, ainda pode ser utilizada com um valor fixo, permitindo fazer cobranças com a mesma quantia para contatos simultaneamente.

QR Code dinâmico

O QR Code dinâmico é um método exclusivo para realizar suas transações Pix. Nessa modalidade, um código de cobrança único é gerado, que pode ser utilizado em apenas uma operação. Para fazer uma nova cobrança, é necessário emitir um novo código.

A alternativa é indicada por especialistas principalmente para lojas e e-commerce, garantindo transações mais seguras e menos arriscadas.

4) Como transferir dinheiro pelo PIX usando Copia e Cola?

Pix copia e cola

O Pix Copia e Cola é conhecido pela facilidade para enviar pagamentos, sem a necessidade de inserir muitas informações. Basta copiar o e-mail, número de telefone, CPF/CNPJ ou Chave Aleatória e em poucos segundos a operação é concluída.

O processo é rápido, fácil e simples, oferecendo mais uma vantagem em pagamentos de contas e contatos sem recorrer aos boletos.

Por isso, saiba como fazer o seu pagamento Pix Copia e Cola:

  1. Entre no aplicativo do seu banco
  2. Copie o código do contato que receberá o pagamento
  3. Acesse a área de pagamentos e insira o código Copia e Cola 
  4. Selecione o valor que deseja enviar e confirme os dados da operação
  5. Conclua a transação e aguarde o comprovante

Pix Copia e Cola e Chave Aleatória são a mesma coisa?

Pix diferenças

Com tantas alternativas de transações Pix disponíveis, é comum que ocorram dúvidas em relação a funcionalidade de Pix QR Code, Copia e Cola e Chave Aleatória. No entanto, ainda que os nomes sejam parecidos, existem diferenças entre as operações.

Com o Pix Copia e Cola, os usuários precisam apenas copiar o código do boleto que deseja pagar e colar na área de pagamentos do aplicativo referente a instituição bancária.

Já o Pix por Chave Aleatória é mais utilizado em pagamentos de contatos e serviços, permitindo que os usuários recebam os valores em menos tempo e de forma mais segura, apenas utilizando uma chave Pix aleatória gerada pelo aplicativo.

5) Como transferir dinheiro pelo Pix usando os dados da conta?

Pix com dados da conta

De fato, o Pix se tornou uma forma de pagamento ampla com as opções Copia e Cola, QR Code e Chave Aleatória. No entanto, ainda é possível realizar pagamentos utilizando os dados da conta. 

Confira o passo a passo de como realizar pagamentos Pix com os dados da conta:

  1. No app do seu banco de preferência, acesse a área Pix
  2. Em seguida, selecione a opção transferir
  3. Insira o CPF ou CNPJ referente a conta que deseja enviar o pagamento
  4. Caso necessário, confirme as informações adicionais como conta ou agência
  5. Aguarde o comprovante

Quais as diferenças entre Pix, TED e DOC?

Diferenças Pix, TED e DOC

Os métodos de pagamento online garantem otimização na rotina, garantindo muitas vantagens para os usuários que não possuem tempo disponível para realizar transferências e pagamentos presencialmente. 

Atualmente o Pix é a alternativa preferida do público, no entanto, há quem prefira utilizar meios como TED e DOC. 

O Pix é um recurso de pagamento instantâneo, lançado em 2020 para garantir o envio e recebimento de pagamentos de forma segura e imediata. Com essa opção, é possível enviar e receber pagamentos com QR Code, Chave Pix, CPF/CNPJ, e-mail ou chave aleatória.

TED é a abreviação para Transferência Eletrônica Disponível, método criado em 2002 para melhorar as transferências bancárias. A modalidade não possui limite de pagamentos, porém, o horário é reduzido com prazo de envios até as 17h apenas em dias úteis.

DOC é a sigla para Documento de Ordem de Crédito, utilizado em transações de saldo via agência e conta, com possibilidade de utilizar CPF e CNPJ. Diferente das transações PIX e TED, o DOC possui limite definido, além de prazo a partir do primeiro dia útil.

Conclusão

Essas são as principais formas de utilizar as vantagens do Pix para realizar pagamentos e transferências com QR Code, Copia e Cola, Chave Aleatória, CPF/CNPJ e e-mail para otimizar a sua rotina. 

Inclusive, destacamos que é importante se atentar à melhor forma Pix adequada às suas necessidades. Atualmente os especialistas consideram o Pix com Chave Aleatória como a melhor opção para garantir pagamentos e transferências, sem expor informações pessoais a riscos.

Por fim, recomendamos verificar os dados dos contatos corretamente sempre antes de concluir uma transferência. Dessa maneira, é possível cancelar a operação e evitar golpes ou envio incorreto do pagamento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.