onde investir a reserva de emergencia

Simulador de Consórcio

A aquisição de um automóvel ou de um imóvel é um passo financeiro muito importante na vida de um indivíduo. Além de envolver um grande montante de dinheiro, envolve também aspectos pessoais de realização e conquista. Infelizmente a renda per capta do brasileiro é muito baixa e os bens de consumo como imóveis e automóveis possuem valores elevados, por isto, a grande maioria dos compradores utiliza o financiamento para viabilizar esta conquista. Mas nem todo financiamento é benéfico ao comprador, por isto, é importante conhecer todos os aspectos que envolvem os financiamentos. Outra possibilidade para se adquirir um bem de valor elevado é o consórcio. Neste artigo iremos entender os principais aspectos envolvidos com esta modalidade de compra em grupo e apresentar simuladores de consórcio para você utilizar.

Consórcio é uma alternativa bastante atraente para quem pretende adquirir um bem, seja um automóvel ou imóvel. Sem juros, o sistema disponibiliza diversas opções de créditos, planos e parcelas, acessíveis e flexíveis para qualquer orçamento. A grande vantagem dos consórcios é a possibilidade de planejar a compra de um bem ou serviço com tranquilidade. Além de custos mais baixos, o valor do bem é dividido integralmente na quantidade de mensalidades pré-estabelecidas em contrato e você passa a contar com muito mais flexibilidade de uso do crédito para adquirir qualquer bem pertencente à categoria de seu grupo de consórcio. Antes de optar por um consórcio, tenha em mente que as parcelas são pagas mensalmente e a sua carta de crédito será entregue apenas quando ocorrer a sua contemplação por sorteio ou também, poderá ser facilitada por meio das ofertas de lances.

O Que é Consórcio?

Consórcio é uma associação de dois ou mais indivíduos, empresas ou governos, com o objetivo de participar numa atividade comum ou de partilha de recursos para atingir um objetivo comum. Consórcio é uma palavra latina derivada de consors e significa parceria, associação ou sociedade.

Consórcio é uma modalidade de compra baseada em um grupo de pessoas  físicas ou jurídicas. Através de um consórcio é formada uma poupança comum para a aquisição de bens ou serviços. Os grupos não são formados aleatoriamente. Uma Administradora, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, é encarregada da gestão do consórcio. Através do consórcio, o valor do bem ou serviço é diluído em um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem durante a vigência do consórcio. Mensalmente ou em um período determinado em contrato, uma pessoa é contemplada, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado. Por ser financiado pelos próprios integrantes do grupo, consórcio é chamado de autofinanciamento.

No sorteio, um ou mais participantes do grupo são sorteados para utilizar o valor do crédito contratado, independentemente do número de prestações que tenha pagado. Ou seja, no sorteio, todos os participantes do grupo concorrem em igualdade ao direito de utilizar o crédito. No lance, o consorciado aumenta suas chances de contemplação mediante a oferta de um valor que será abatido no saldo devedor.… Leia Mais

financiamento de veiculos

Simulador de Financiamento de Veículos

A compra de um veículo é algo que deve ser muito pensado pois costuma envolver valores financeiros elevados. Além dos gastos com a compra do bem em si, há diversas outras despesas que devem ser colocadas na planilha como taxas, seguros e manutenção. Infelizmente a renda per capta do brasileiro é muito baixa e os veículos possuem preços elevados, por isto, a grande maioria dos compradores utiliza o financiamento para viabilizar a aquisição. Mas nem todo financiamento é benéfico ao comprador, por isto, é importante conhecer todos os aspectos que envolvem os financiamentos. Uma importante ferramenta para auxiliar o comprador na tomada de decisão é o simulador de financiamento, e aqui nesta página iremos discutir a respeito deste método de projeção.

Comprar um veículo pagando à vista é algo impensável para a maioria dos brasileiros, ainda mais em tempos de crise econômica como a que vivemos nos últimos anos. Neste cenário, o sonho do carro novo na garagem pode até parecer muito distante, mas através de financiamento você pode adquirir seu carro, moto ou caminhão mais cedo que imagina. Graças as diversas oportunidades de financiamento oferecidas atualmente pelas instituições financeiras, está mas fácil comprar um veículo. Os financiamentos oferecidos pelos bancos privados e públicos, por exemplo, estão facilitando a aquisição de veículos com taxa de juros atrativas. Porém é importante saber como escolher o melhor financiamento para você.

Tipos de Financiamento de Veículos

O cliente deve escolher, quando disponível, a opção mais adequada para complementar os recursos necessários para a obtenção do veículo, observando as condições contratuais.

Leasing (Arrendamento Mercantil)

A operação de arrendamento mercantil, conhecida como leasing, funciona como uma espécie de aluguel. Principais características dessa operação:

  1. O veículo será de propriedade da instituição financeira até o término do contrato;
  2. Após a quitação da operação, o cliente poderá exercer a opção de compra do bem;
  3. Não há incidência de impostos para o cliente;
  4. O contrato pode ser liquidado antecipadamente somente após decorrido o prazo mínimo de 24 meses.

Leasing em inglês significa “locação”. É uma locação financeira que acontece por meio de uma arrecadadora ou locadora (banco ou financeira). Com essa locação ou arrecadação, o cliente escolhe um bem, seja um veículo, imóvel ou equipamentos, e o aluga por um prazo acordado mediante contrato. Ao fim desse acordo, o locador tem a opção de renovar ou realizar a devolução do bem.

O leasing tem sido muito utilizado por pessoas que querem adquirir veículos pois os juros e taxas são menores e, ainda, há a isenção do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) por não ser considerado um empréstimo. Com ele você consegue ter mais rapidez na negociação do veículo. Assim, em contratos de arrendamento mercantil ou locação financeira, o cliente tem mais facilidade em ter o seu crédito aprovado. Isso acontece porque o bem é registrado como posse de um banco e como garantia de pagamento.

Por outro lado, como propriedade do bem é de um banco, isto pode se tornar uma desvantagem se você desejar vender o bem antes de terminar o contrato.… Leia Mais

financiamento de imovel

Simulador de Financiamento de Imóvel

A aquisição do primeiro imóvel é talvez o passo financeiro mais importante na vida de um indivíduo. Além de envolver um grande montante de dinheiro, envolve também aspectos pessoais de realização e conquista. Infelizmente a renda per capta do brasileiro é muito baixa e os imóveis possuem preços elevados, por isto, a grande maioria dos compradores utiliza o financiamento imobiliário para viabilizar esta conquista. Mas nem todo financiamento é benéfico ao comprador, por isto, é importante conhecer todos os aspectos que envolvem os financiamentos. Uma importante ferramenta para auxiliar o comprador na tomada de decisão é o simulador de financiamento, e aqui nesta página iremos discutir a respeito deste método de projeção.

Comprar um imóvel pagando à vista é algo impossível para a 99,99% dos brasileiros, ainda mais em tempos de crise econômica como a que vivemos nos últimos anos. Neste cenário, o sonho da casa própria pode até parecer muito distante, mas através de financiamento imobiliário você pode adquirir sua casa ou apartamento mais cedo que imagina. Graças as diversas oportunidades de financiamento imobiliário oferecidas atualmente pelas instituições financeiras, está mas fácil comprar um imóvel. Os financiamentos imobiliário oferecidos pelos bancos privados e públicos, por exemplo, estão facilitando a aquisição de imóvel com taxa de juros atrativas. Porém é importante saber como escolher o melhor financiamento para você.

Financiamento Pós-fixado x Financiamento Pré-fixado

Um financiamento imobiliário é uma linha de crédito de longo prazo oferecida por instituições financeiras como bancos, destinado à aquisição de imóveis novos, usados ou em construção para fins habitacionais ou de comércio. O crédito pode ser usado também para aquisição de terrenos. Esta linha de crédito está disponível para qualquer pessoa que seja maior de 18 anos, sem restrição ao crédito e com capacidade financeira de pagamento comprovada.

Quando um financiamento é aprovado, a instituição financeira paga ao vendedor do imóvel o valor acordado, o qual pode ser o valor total do imóvel ou uma parte de seu valor. A partir de então, a pessoa tomadora do crédito deverá pagar parcelas à instituição financeira por um determinado período para quitar o crédito cedido pelo banco. No entanto, a propriedade já é vinculada com a pessoa que fez o pedido de financiamento. Em outras palavras, a pessoa é reconhecida legalmente como a proprietário do imóvel.

Existem dois tipos de financiamento imobiliário: pós-fixados ou pré-fixado. Resumidamente, os termos “pós-fixado” e “pré-fixado” são referentes à correção monetária do financiamento. Isto é, a forma de calcular a taxa de juros que incidem nas prestações do financiamento. No modelo pré-fixado, as taxas de juros são definidas previamente no contrato, ou seja, o cliente saberá exatamente a quantia que pagará em cada parcela. Já no modelo prós-fixado, a taxa de juros varia durante o contrato de acordo com índices de correção estabelecidos.

A escolha do financiamento pós-fixado ou pré-fixado dependerá muito da situação econômica do país e do perfil do cliente. É importante que o comprador simule a taxa de juros nominal oferecidas em cada opção, bem como analise os índices de correção definidos.… Leia Mais