Simulador de Empréstimo

A compra de um bem de elevado valor ou a criação de um negócio próprio são ações que costumam envolver valores financeiros elevados. Infelizmente a renda per capta do brasileiro é muito baixa e muitos bens de consumo não cabem no orçamento, por isto, muitos consumidores utilizam empréstimos para viabilizar suas aquisições. Montar um negócio próprio também é outra atividade que consome muito capital, seja ele uma franquia ou uma caminhonete de cachorro quente, se você não tiver o dinheiro suficiente para o empreendimento então deverá recorrer a um empréstimo. Para não cair em uma cilada, é muito importante conhecer todos os aspectos que envolvem os empréstimos. Uma importante ferramenta para auxiliar na tomada de decisão é o simulador de empréstimo, e aqui nesta página iremos discutir a respeito deste método de projeção.

Crédito pode ser um aliado ou um inimigo para o seu orçamento, depende das condições. Não aconselhamos tomar empréstimos para consumir algo, mas criar uma empresa é algo que muitos brasileiros estão buscando através do empreendedorismo, ainda mais em tempos de crise econômica quando os empregos ficam escassos. Neste cenário, o sonho de ter um negócio próprio pode até parecer muito distante, mas através de um bom empréstimo você pode tornar realidade sua empresa. Graças as diversas oportunidades de empréstimos oferecidas atualmente pelas instituições financeiras, está mas fácil montar seu negócio. Porém é importante saber como escolher o melhor financiamento para você.

Conceitos Importantes

CDC – Crédito Direto ao Consumidor

O Crédito Direto ao Consumidor é um modelo de empréstimo feito por lojas, cooperativas de crédito e bancos. Trata-se de uma operação de crédito concedida a pessoas físicas ou jurídicas, para a aquisição de veículos novos e/ou usados. Principais características dessa operação:

  1. Haverá a incidência de IOF (Imposto sobre operações financeiras);
  2. Será possível efetuar a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros.

No CDC, o cliente realiza a compra, utilizando recursos de terceiros, como bancos e empresas de crédito. Desse modo, ao pagar todas as prestações do financiamento, o cliente se torna dono do bem, tendo-o registrado em seu nome. A vantagem deste tipo de empréstimo é que o consumidor passa a possuir o bem no ato da compra, sem precisar ter pago seu valor total. As parcelas são acrescidas de juros cujas taxas são menores do que os do cheque especial ou dos cartões de crédito: por outro lado, são bem maiores do que o rendimento da caderneta de poupança. Ele pode ser utilizado em diversas modalidades de empréstimo, mas costuma ser mais comum na aquisição de bens, como veículos.

IOF

Em operações financeiras como empréstimo, rotativo do cartão de crédito ou cheque especial, existe a cobrança do IOF. Esse imposto incide sobre uma série de operações no mercado financeiro e pode ter um impacto considerável no seu empréstimo.

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), é um tributo federal que existe desde 1966. Ele foi inicialmente criado para taxar remessas de dinheiro ao exterior e transferências entre instituições financeiras.… Leia Mais