onde investir a reserva de emergencia

É difícil manter as finanças domésticas organizadas, mas não é impossível. Ao juntar aqui e ali, ter um pouco de disciplina e uma ajudinha da tecnologia, o hábito de poupar vai fazer parte do dia a dia, facilitando o gerenciamento das suas finanças.

A importância de economizar é evidente, ainda mais se levarmos em conta os elevados índices de endividamento nos dias de hoje, mostrando que boa parte dos brasileiros vive no aperto por causa das dívidas que teimam em acumular.

O ato de economizar traz benefícios até para a saúde, pois com as finanças em dia e devidamente controladas, o estresse é menor. Além de que, sem as preocupações financeiras, fica mais fácil garantir boas noites de sono.

Diante de tudo isso, é importante seguir algumas dicas que facilitam poupar os seus lucros. Todas elas são uma questão de hábito e disciplina. Logo, se você aplicá-las na sua vida diária, vai gerenciar com mais tranquilidades as suas finanças. Aprenda mais sobre elas a seguir.

Determine um valor máximo para ser gasto

Esse valor pode ser definido por você durante a semana, ou se preferir durante o mês. Independente dos prazos estipulados, o importante é manter o foco para não superar o valor máximo estabelecido.

A melhor maneira para aplicar essa dica é separar em uma lista quais são os gastos essenciais no dia a dia e quais os desnecessários.

Boletos em geral, alimentação, aluguel e transporte devem estar na lista dos essenciais. Faça alguns cálculos e veja qual é o valor máximo que você poderá gastar com eles.

As vantagens dessa ação permite a criação de reservas para situações emergenciais, bem como uma maior disciplina mostra a importância de manter o cartão de crédito no bolso em determinadas situações.

Ademais, essa postura, mais disciplinada, resulta em um incentivo extra para consumir de forma responsável e sem excessos.

Utilize aplicativos

Se na dica anterior o conselho é estipular uma meta, a dica agora é fazer isso por meio da tecnologia. Como fazer isso? Utilizando algum aplicativo, pois existem vários deles que ajudam você a economizar com as finanças domésticas.

Um deles é o Mobills que entre os seus recursos estão a possibilidade de gerar relatórios dos seus gastos diários, dividir as suas despesas em categorias e também de consultar as suas finanças a qualquer hora ou lugar.

Não custa lembrar que o Mobills é apenas um aplicativo em um cenário de vários outros como o Organizze, o Minhas Economias e o Guiabolso.

Saiba antecipadamente o que você vai gastar

Repare que todas as dicas até agora relacionadas a controle das finanças domésticas envolve planejamento. É assim mesmo que funciona, pois ter dinheiro implica em saber como, quanto e quando ele será gasto.

Por causa disso, já coloque no seu aplicativo o quanto você vai gastar, por exemplo, em datas especiais, como Natal, Dia dos Namorados e aniversários. Isso facilita para você não ultrapassar aquele valor máximo estabelecido na primeira dica, lembra?

Na hora de fazer compras, liste as prioridades

Você vai ao mercado e compra creme de barbear, ração para o cachorro, pote de sorvete e alguns outros itens. Pronto, por questão de centavos você quase ultrapassou o limite estabelecido previamente.

No entanto, ao chegar em casa você descobriu que alguns produtos prioritários para aquele momento, tais como molho de tomate e carne, não vieram.

Isso ocorreu porque antes de sair de casa você não estabeleceu uma lista de prioridades. A vantagem da lista é conter os produtos essenciais que devem estar no seu carrinho. Caso sobre espaço – e principalmente dinheiro – você até pode pensar em comprar alguns itens a mais.

Pagamentos à vista merecem a preferência

Sabe aquela frase que diz que “o barato sai caro”? Ela cai como uma luva quando o assunto são compras a prazo, principalmente por causa dos juros, taxas e outros valores.

Em um primeiro momento, elas surgem como uma luz no fim do túnel, afinal, você só vai pagar aos poucos. Porém, é válido lembrar que esses “aos poucos” irá custar mais lá na frente, comprometendo as suas metas planejadas previamente.

Tenha uma atividade rentável

Com tudo sob controle, fica mais fácil você optar por investir em algum projeto capaz de render algum dinheiro a mais. Artesanato, jardinagem, dica de informática, enfim, alguma área que você domina pode deixar de ser um hobby e se tornar uma fonte de renda.

Para isso, você vai ter que contar com uma boa presença online e investir na compra de um domínio e um serviço de hospedagem de site. Graças a um domínio e hospedagem o seu projeto terá mais visibilidade e profissionalismo.

Além disso, a ideia de rentabilizar o seu conteúdo pode ir muito mais além, se tornando até mesmo uma fonte de renda primária.

Conclusão

Disciplina e planejamento são os principais ingredientes que fazem parte das dicas envolvendo economia e finanças domésticas.

Portanto, ao adotar tais dicas, a economia, o planejamento e a responsabilidade na hora de comprar serão hábitos na sua vida diária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.