Todo grande empreendedor conhece várias técnicas de marketing para aumentar a visibilidade de seu negócio, alguns preferem marketing digital para aproveitar a onda da internet, outros usufruem de métodos mais caseiros como por exemplo produzir um mini jornal da loja, mas o que muitos empreendedores sempre usaram são camisetas personalizadas.

Segundo estudos, as pessoas tendem a comprar produtos baseando naquilo que veem com frequência, independente de sua necessidade, quanto mais contato um público tiver com tal loja, maior será a probabilidade de ele se tornar um cliente.

A importância do visual na hora da compra

Não é novidade que o mundo está mudando, os conceitos estão se diversificando e a aceitação está em progresso, com isso a maneira que um empreendedor administra o seu negócio pode mudar drasticamente dependendo da maneira imposta anteriormente. É necessário inovar, acompanhar a onda da sociedade e colocar a sua marca em evidência nas questões sociais, grandes empresas sempre se manifestam de acordo com os acontecimentos da comunidade.

Porém nós sabemos que no mundo atual as palavras estão perdendo o valor em determinadas situações, então as empresas decidem fazer ações para apoiar tais movimentos, como por exemplo a produção de camisetas na época das manifestações intitulada de “Black Lives Matter”, muitas empresas aproveitaram o momento e mudaram seus uniformes e logos para as cores do movimento, visando assim demonstrar o seu apoio para a causa.

Dessa forma a comunidade que esteve envolvida com as manifestações vai começar a olhar com bons olhos a empresa que esteve junto no movimento, como por exemplo a Nike em 2020 quando usou seu slogan “Just do It” (Faça isto) para combater as atividades racistas nos Estados Unidos, adaptando sua frase para “For the first time, don’t do it” (Pela primeira vez, não faça isso), desde então a Nike que já era uma empresa conhecida mundialmente passou a aumentar cada vez mais seu público por conta de seus posicionamentos em momentos de crise.

Mas o que uma camiseta personalizada tem haver com isso?

Se formos pensar na realidade de uma pequena loja, se posicionar em redes sociais não será o suficiente para atrair mais pessoas, então o empreendedor precisa descobrir uma maneira de fazer a sua marca andar pelas ruas, de as pessoas verem a sua logo sem procurarem, de chegar ao seu potencial cliente muito antes de ele chegar a você e a sua empresa.

É aí que a camiseta personalizada irá atuar, vamos supor que um jovem empreendedor chamado Gustavo decidi abrir uma pequena loja de roupas em seu bairro já estando ciente que à uma enorme concorrência pela região, o empreendedor percebeu que todas essas lojas utilizavam um marketing simples, sem inovações ou propostas foras da caixinha, após duas semanas de sua inauguração, Gustavo entrou em contato com uma estamparia e decidiu produzir camisetas personalizadas de sua loja.

Logo ele dividiu algumas camisas para os seus funcionários e pediu para que eles fizessem o trajeto de sua casa para o trabalho e vice-versa utilizando as camisas personalizadas, ao longo do tempo Gustavo notou o aumento de vendas e decidiu fazer um mapeamento de localidade de seus clientes e perguntou como que a pessoa conheceu a loja através da coleta de dados. Após um tempo ele conseguiu chegar a conclusão de que seus clientes aumentaram por conta das camisetas personalizadas que circulavam pela rua.

Grandes empresas que usam camisetas personalizadas

A seguir você irá ver cinco grandes empresas que utilizam uniforme no dia a dia para ter uma ideia base do que fazer em seu negócio:

  • Centauro: A loja Centauro utiliza as cores branca e cinza para passar a ideia de algo mais esportivo, que é o foco da loja, o estilo da roupa tende a parecer um uniforme de uma equipe da futebol, fazendo assim os apaixonados por esporte criarem a tendência de procurar a Centauro para fazer suas compras.
  • Mcdonald’s: A ideia do uniforme do Mcdonalds é misturar o passado eo presente, as listras amarelas lembram o primeiro uniforme da lanchonete produzida em 1940, e as cores azul e roxa tentam misturar os dias atuais, fazendo assim a preservação no presente. Além de que as listras amarelas tem a intenção de fazer o consumidor ficar com fome, já que existem estudos onde as pessoas sentem fome ao ver a cor amarela.
  • Apple: A empresa não possui muitas franquias no Brasil, entretanto nos Estados Unidos, não são apenas os funcionários que utilizam as camisetas personalizadas da empresa, a Apple também fabrica camisetas para vendas, tornando assim o uniforme um marketing não apenas dos aparelhos eletrônicos, mas também de suas roupas.
  • Abbraccio: O restaurante tem a premissa de uma cantina italiana, a ideia dos uniformes dos chefes é passar a higienização do ambiente, eles utilizam aventais brancos para mostrar a seus clientes que suas cozinhas são limpas e impecáveis, passando assim confiança ao consumidor de que o restaurante é seguro e cuidadoso.

Conclusão

Pode-se concluir que, pequenas empresas não precisam apenas focar no marketing digital para a divulgação de sua empresa, deve-se também contar com o uso de métodos não digitais, e camisetas personalizadas já tem um histórico em atrair clientes, então é sempre bom investir em uniformes para seus funcionários, já que além de facilitar as questões vestimentas na empresa, produz uma comunicação pública, pensando que essas camisetas serão expostas em público.

Além de que um uniforme dá uma personalidade para a empresa, ele representa a forma que o seu negócio vê e acompanha a sociedade, ao decidir entrar na onda das camisetas personalizadas, é necessário antes muito estudo para entender qual seria a mensagem que sua camiseta quer passar, para assim não existir conflitos baseados nas roupas de sua empresa, então tome muito cuidado.

Para saber mais sobre marketing digital acesse o nosso blog onde temos muitos outros textos a respeito, caso você esteja interessado em produzir camisetas personalizadas acesse os backlinks do texto e vá para o site Camiseta em 12 horas, lá eles tem ótimos preços e um ótimo serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.