Se você não recebeu seu informe de rendimentos dos seus FIIs pelos Correios, então precisará buscar os rendimentos recebidos por meio eletrônico. Confira nesse artigo como fazer.

O primeiro passo para buscar o informe de rendimentos dos seus FIIs, será descobrir qual é o agente escriturador do mesmo. Se você não saber o que é escrituração de FIIs, confira no vídeo abaixo uma explicação:

Os principais escrituradores de FIIs já estão disponibilizando portais de consulta na internet. Vamos saber agora quais são eles.

FIIs cuja escrituração é realizada pelo Banco BTG

Os informes de rendimentos referentes a 2021 de fundos custodiados e escriturados pelo BTG poderá ser consultados pelo Portal do Investidor do BTG. Caso seja seu primeiro acesso, será necessário fazer seu cadastro nessa página. Confira no vídeo abaixo como fazer…

Em caso de dúvidas entrar em contato no email [email protected].

FIIs cuja escrituração é realizada pela Vortx

Os informes de rendimentos referentes a 2021 de fundos custodiados e escriturados pela Vortx poderá ser consultados pelo Portal do Investidor da Vortx. Caso seja seu primeiro acesso, será necessário fazer seu cadastro nessa página.

FIIs cuja escrituração é realizada pelo Banco Bradesco

Os informes de rendimentos referentes a 2021 de ativos custodiados e escriturados (FIIs, debêntures e cotas de fundos de investimento) pelo Bradesco estarão disponíveis para visualizar, imprimir e baixar de forma digital no portal de correspondências. O endereço disponibilizará os documentos tanto para investidores não correntistas como para investidores correntistas. Para correntistas, continuará sendo possível obter o documento também via Internet Banking em Investimentos / Consultas / Comprovante de Informe de Rendimentos.

O Banco Bradesco deixará de enviar de forma física os informes de rendimentos aos endereços registrados no cadastro Investidores, e a partir de 2022 disponibilizará o documento exclusivamente de forma digital. Passo a passo para acessar o Portal de Documentos Digitais:

  1. No portal, clique em primeiro acesso;
  2. Digite seu CPF e a data de nascimento. No caso de pessoa jurídica, digite o CNPJ e a data de fundação;
  3. Para verificar sua identidade, escolha uma das opções: número de telefone ou e-mail;
  4. Digite o código recebido e crie sua senha;
  5. Pronto! Seu acesso já foi criado. Basta acessar com o CPF ou CNPJ e a senha cadastrada.

Caso tenha alguma dúvida ou problema que impossibilite o seu acesso, envie um e-mail para [email protected].

Informes de rendimentos anteriores a 2020:

  • Correntistas: Acesse a Internet Banking em Investimentos / Consultas / Comprovante de Informe de Rendimentos.
  • Não correntistas: Solicite a 2ª via em qualquer agência Bradesco portando os seus documentos pessoais (RG/CPF e Comprovante de Endereço).

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ACIONISTA: 0800-701-1616 / De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

FIIs cuja escrituração é realizada pelo Itaú

Se você é correntista do Itaú, acesse sua conta em www.itau.com.br e, no menu Investimentos, busque por FIIs Escriturados pelo Itaú.

Se você não é correntista do Itaú, a consulta deve ser realizada exclusivamente no Portal de Correspondências Digitais. Essa é uma plataforma onde o Itaú oferece as opções de visualizar, guardar, imprimir e enviar por e-mail os informes de rendimentos de forma digital.

Como realizar seu primeiro acesso?

  1. No Portal, clique em Primeiro Acesso;
  2. Digite seu número de CPF e data de nascimento (Pessoa Física) ou CNPJ e data de fundação (Pessoa Jurídica);
  3. Escolha a opção para verificar a sua identidade (número de telefone ou e-mail).
  4. Caso não encontre seu número de telefone ou e-mail, ligue em nossa Central de Atendimento pelos telefones 3003-9285 – Capitais e Regiões Metropolitanas / 0800-720-9285 – Outras Regiões / Segunda a sexta-feira – das 9h às 18h.
  5. Digite o código recebido por e-mail e/ou telefone e crie sua senha pessoal;
  6. Pronto, agora basta entrar com seu CPF/CNPJ e nova senha cadastrada para acessar seus documentos.

Caso tenha esquecido sua senha, siga os procedimentos descritos no Portal de Correspondências clicando na opção “Esqueci a senha”.

FIIs cuja escrituração é realizada pelo Banco do Brasil

Anualmente, o BB envia para seus acionistas o informe de rendimento de FIIs para declaração do Imposto de Renda por meio dos Correios. O informe anual é normalmente encaminhado até março. Se você ainda não recebeu a sua, veja abaixo as opções para obtê-la rapidamente.

Atenção: O não recebimento do informe pode ter sido causado por alguma inconsistência cadastral. Procure uma agência BB munido de documentos de identificação e comprovante de residência para atualizar seu endereço.

Correntista: Portal BB (www.bb.com.br). Acessar a conta corrente pela internet – clicar em Conta-corrente – Informe Imposto de Renda – Rendimentos de FIIs;

Não correntistas: Agências BB. O comprovante pode ser impresso em qualquer agência BB, mediante apresentação de documentos de identificação.

Como saber o escriturador dos meus FIIs?

A forma mais fácil de saber o agente escriturador do seu FII é acessar o site da B3. No campo “Assunto desejado” digite por exemplo “BBPO” e clique “Buscar”. Em seguida clique no quadro que irá aparecer. Será então exibida a tela com os principais dados do fundo. Localize então o agente escriturador no quadro “Contatos”.

Confira também a lista completa de CNPJs dos FIIs da B3.

5 thoughts on “Como consultar o Informe de rendimento de FIIs para o Imposto de Renda 2022?

  1. Preciso do Informe de Rendimentos dos anos bases de 2020 e 2021 do fundo HGBS11.
    Meus dados:> Cód. do Custodiante 114 Conta 10780367Nome SONIA MARIA ARRACHE CORREIA
    CPF xxxxx

  2. Te agradeço pela boa vontade das informações e esclarecimentos prestados acima , no meio de tantas exigências e com tantas dúvidas ….e com falta de informações simples, fáceis, corretas , somadas com a falta boa vontade de alguns bancários atendentes , isso sem contar que nós …(os mais “antigos´´) , temos as mesmas obrigações para cumprir ,e um monte de dificuldades com a internet. a superarmos diariamente, além de prazo curto para aprender e acertar tudo como precisa ser feito….

  3. É tanta informação que eu que não sei muito bem mexer na internet não entendi nada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.