Como consultar o Informe de rendimento de ações para o Imposto de Renda 2022?

Se você não recebeu seu informe de rendimentos de ações pelos Correios, então precisará buscar essas informações por meio eletrônico. Confira nesse artigo como fazer.

O primeiro passo para buscar o informe de rendimentos das suas ações, será descobrir qual é o agente escriturador da mesma. Se você não saber o que é escrituração de ações, confira no vídeo abaixo uma explicação rápida:

Os principais escrituradores de ações da B3 são Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Então vamos saber como buscar os informes de rendimentos dessas instituições.

Ações cuja escrituração é realizada pelo Banco Bradesco

Os informes de rendimentos referentes a 2021 de ativos custodiados e escriturados (ações, debêntures e cotas de fundos de investimento) pelo Bradesco estarão disponíveis para visualizar, imprimir e baixar de forma digital no portal de correspondências. O endereço disponibilizará os documentos tanto para investidores não correntistas como para investidores correntistas. Para correntistas, continuará sendo possível obter o documento também via Internet Banking em Investimentos / Consultas / Comprovante de Informe de Rendimentos.

O Banco Bradesco deixará de enviar de forma física os informes de rendimentos aos endereços registrados no cadastro Investidores, e a partir de 2022 disponibilizará o documento exclusivamente de forma digital. Passo a passo para acessar o Portal de Documentos Digitais:

  1. No portal, clique em primeiro acesso;
  2. Digite seu CPF e a data de nascimento. No caso de pessoa jurídica, digite o CNPJ e a data de fundação;
  3. Para verificar sua identidade, escolha uma das opções: número de telefone ou e-mail;
  4. Digite o código recebido e crie sua senha;
  5. Pronto! Seu acesso já foi criado. Basta acessar com o CPF ou CNPJ e a senha cadastrada.

Caso tenha alguma dúvida ou problema que impossibilite o seu acesso, envie um e-mail para [email protected].

Informes de rendimentos anteriores a 2020:

  • Correntistas: Acesse a Internet Banking em Investimentos / Consultas / Comprovante de Informe de Rendimentos.
  • Não correntistas: Solicite a 2ª via em qualquer agência Bradesco portando os seus documentos pessoais (RG/CPF e Comprovante de Endereço).

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ACIONISTA: 0800-701-1616 / De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

Ações cuja escrituração é realizada pelo Itaú

Se você é correntista do Itaú, acesse sua conta em www.itau.com.br e, no menu Investimentos, busque por Ações Escrituradas pelo Itaú.

Se você não é correntista do Itaú, a consulta deve ser realizada exclusivamente no Portal de Correspondências Digitais. Essa é uma plataforma onde o Itaú oferece as opções de visualizar, guardar, imprimir e enviar por e-mail os informes de rendimentos de forma digital.

Como realizar seu primeiro acesso?

  1. No Portal, clique em Primeiro Acesso;
  2. Digite seu número de CPF e data de nascimento (Pessoa Física) ou CNPJ e data de fundação (Pessoa Jurídica);
  3. Escolha a opção para verificar a sua identidade (número de telefone ou e-mail).
  4. Caso não encontre seu número de telefone ou e-mail, ligue em nossa Central de Atendimento pelos telefones 3003-9285 – Capitais e Regiões Metropolitanas / 0800-720-9285 – Outras Regiões / Segunda a sexta-feira – das 9h às 18h.
  5. Digite o código recebido por e-mail e/ou telefone e crie sua senha pessoal;
  6. Pronto, agora basta entrar com seu CPF/CNPJ e nova senha cadastrada para acessar seus documentos.

Caso tenha esquecido sua senha, siga os procedimentos descritos no Portal de Correspondências clicando na opção “Esqueci a senha”.

Ações cuja escrituração é realizada pelo Banco do Brasil

Anualmente, o BB envia para seus acionistas o informe de rendimento de ações para declaração do Imposto de Renda por meio dos Correios. O informe anual é normalmente encaminhado até março. Se você ainda não recebeu a sua, veja abaixo as opções para obtê-la rapidamente.

Atenção: O não recebimento do informe pode ter sido causado por alguma inconsistência cadastral. Procure uma agência BB munido de documentos de identificação e comprovante de residência para atualizar seu endereço.

Correntista: Portal BB (www.bb.com.br). Acessar a conta corrente pela internet – clicar em Conta-corrente – Informe Imposto de Renda – Rendimentos de Ações;

Não correntistas: Agências BB. O comprovante pode ser impresso em qualquer agência BB, mediante apresentação de documentos de identificação.

Como saber o escriturador das minhas ações?

A forma mais fácil de saber o agente escriturador da sua ação é consultar o site da B3. Por exemplo, caso queira saber o escriturador da Weg, acesse o site da B3. No campo “Nome da empresa” digite por exemplo “Weg” e clique “Buscar”. Em seguida clique no quadro que irá aparecer. Será então exibida a tela com os principais dados da empresa. Localize então o agente escriturador no quadro “Contatos”.

Confira também a lista completa de CNPJs das ações da B3.

Deixe um comentário