Atualmente, vivemos em um mundo repleto de tecnologias e descobertas que sempre proporcionam ao ser humano o direito da evolução, seja desde a descoberta da roda até os carros de fórmula 1, tudo começa de uma forma e se desenvolve, o mesmo pode ser considerado para a comunicação, anos atrás a comunicação entre pessoas distantes eram feitas através de cartas que podiam levar desde dias a meses para chegar, hoje em dia basta apenas um celular ou computador e com um click você já está conversando com outra pessoas que pode estar do outro lado do mundo.

Se formos pensar na evolução da comunicação, é possível perceber que há várias outras coisas entrelaçadas com o conceito de comunicar, uma delas é o marketing. Antigamente quando um empreendedor queria divulgar o seu produto ou serviço, ele procurava produzir folhetos, usar carro de som, bater de porta em porta e etc, nos tempos modernos existem várias outras formas de fazer uma boa divulgação, iremos falar sobre as cinco melhores maneiras de fazer um marketing digital em 2022.

Marketing de conteúdo

Com certeza é o método mais adotado nos últimos tempos, essa estratégia se baseia em basicamente ensinar o seu público-alvo sobre o seu produto, a maioria dos clientes prefere comprar em uma loja pela praticidade do atendimento dado a ele, porém nem sempre é possível que um atendente consiga explicar sobre determinado produto ou serviço de forma rápida, as vezes pode levar minutos para o cliente entender sobre o que ele está comprando.

Usando este método você poderá explicar sobre o que o cliente está procurando antes mesmo dele sair de casa, então crie vídeos explicativos, pequenos posts em redes sociais, produza textos explicativos sobre o que o cliente precisa saber antes de comprar. Por exemplo, vamos imaginar que um empreendedor chamado Gabriel trabalhe com uma loja de bijuterias, no mesmo bairro que ele abriu outra loja concorrente de um empreendedor chamado Jonas, a loja concorrente de Gabriel começou a vender mais que ele com o passar do tempo, um dia uma cliente fiel explica para ele que a loja de Jonas está vendendo mais por conta de seu atendimento rápido e com diálogos fáceis de compreender, então o empreendedor decidiu fazer um investimento na sua equipe de marketing e apostar em produção de conteúdo, além de os seus vídeos, textos e posts se tornarem um sucesso, sua loja começou a vender muito mais do que Jonas vendia, por conta de que o cliente chegava no estabelecimento já ciente do que gostaria de compar.

O que é possível entender nesse exemplo do Gabriel, é que a sua venda, a sua busca por clientes já começa muito antes de seu público-alvo ir até sua loja, então procure sempre manter uma constância na publicação de seus conteúdos, sendo criativo e podendo até mesmo reutilizar o mesmo conteúdo em diferentes redes sociais, o que realmente importa é descobrir como manter o seu público e faça conteúdos explicativos.

SEO (Search engine optimization)

Um método bem simples de se entender é o SEO, ele consiste no uso de palavras- chaves para otimizar o seu site e torná-lo mais fácil de ser encontrado no Google, caso você tenha em mente criar um blog para a sua empresa, aprender o uso desta estratégia é fundamental. Existem duas formas de trabalhar com SEO, e elas podem andar de mãos dadas caso ambas sejam de seu interesse.

A primeira forma é SEO On Page, essa técnica se baseia no que é o conteúdo de seu blog e o como você o desenvolve, para que a estratégia funcione é necessário antes de tudo estruturar seu texto de maneira correta, usando intertítulos no seu texto, links internos entre seus posts e manter ele sempre atualizado, é possível contar com ferramentas para encontrar as melhores palavras-chaves para produzir o seu texto, como por exemplo o autocompletar do Google.

A segunda forma se chama SEO Off Page, a estratégia agora não passa apenas em suas mãos, por conta do uso de link building, que consiste em fazer parcerias com outros blogs com maior visibilidade para você produzir um guest post para eles, trabalhar em um Co-marketing ou até mesmo pedir para postarem seu link nos blogs, é uma maneira trabalhosa, mas com o tempo as coisas começam a fluir de forma espontânea.

Links patrocinados

Você já navegou pela internet em busca de algum produto e após um tempo começou a receber vários anúncios de produtos similares no seu celular? Pois é, essa é a próxima estratégia da qual falaremos, os links patrocinados são posts pagos que são lançados na internet procurando palavras-chaves similares através do Google Ads, que é uma plataforma focada em fazer a divulgação desses links.

A estratégia é muito usada por conta de que o valor investido é rapidamente retornado, ou seja, o lucro pode vir rápido para o seu negócio. A Google não é a única que tem a propriedade para fazer isso, existem diversas outras agências de de marketing digital que podem fazer este trabalho, porém pode não ser o mesmo resultado, vai depender de o quanto você puder investir e em qual divulgador investir.

Mídias Sociais

Todo mundo gosta de passar o tempo nas redes sociais quando está com tédio, então por que não divulgar sua empresa para essas pessoas nesses momentos? Diferente do Marketing de conteúdo, essa estratégia não tem como o foco instruir o seu público-alvo, mas sim conhecê-los e entretê-los, não é segredo que hoje em dia as pessoas estão criando suas preferências em produtos através da forma em que aquela empresa os trata.

Então procure fazer publicações diferentes do convencional, crie um mascote para a sua empresa, divulgue o perfil de seu negócio, mostre os bastidores da produção, entregue ao público o que ele quer, crie laços com seus clientes e assim se nasce um marketing digital, para que essa estratégia melhore ainda mais, junte suas mídias sociais com o links patrocinados, divulgue uma publicação sua, faça investimentos em uma agência que seja de seu agrado e veja seus cliente aumentarem.

E-mail Marketing

Não é a mesma coisa que SPAM, o E-mail marketing é a melhor forma de criar uma relação com potenciais clientes, diferentemente do spam, essa estratégia deve contar com listas separadas para cada tipo de clientes, com ideias e características diferentes, os e-mails só são enviados para as pessoas que dão a permissão para receber, é uma das formas de contato mais honestas que existe, para conseguir uma boa lista de possíveis clientes tente usar sites de captura, assim você estará fazendo o contato apenas com as pessoas que estão realmente interessadas no seu produto.

Para melhorar ainda mais o uso desta estratégia, os resultados podem ser medidos e avaliados através de uma ferramenta de automação de marketing. É possível saber para quantas pessoas foram enviadas, quantas receberam e quantas entraram no conteúdo recebido, é uma excelente forma de otimizar tempo e usá-lo nos lugares certos.

Conclusão

É claro que existem muitas outras formas de fazer marketing digital, esta lista destaca as melhores formas usadas por diversas empresas que conquistaram seu sucesso aprendendo e aplicando essas estratégias no mundo comercial. No mundo em que vivemos para a sobrevivência de um negócio é extremamente necessária a capacidade de adaptação, hoje todos precisam se adaptar para o marketing digital mas apenas os melhores que se destacam, o que você tem para ser o melhor?

1 thought on “5 estratégias de marketing digital em 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.